Inscrições

III.1 As pré-inscrições ocorrerão entre 02 a 30 de abril de 2012, exclusivamente através do site www.espacociencia.pe.gov.br.  Poderão ser pré-inscritos um ou mais trabalhos de uma mesma escola. Uma vez que a escola tem trabalho(s) pré-inscritos, só poderá fazer inscrição definitiva de um único trabalho entre os trabalhos pré-inscritos. O fato de ter praticado a pré-inscrição do projeto será beneficiado na fase de avaliação, com 1 ponto.

III.2 As inscrições definitivas serão feitas exclusivamente através do site www.espacociencia.pe.gov.br. O período de inscrições será entre o dia 01 a 31 de agosto de 2012, para inscrições avulsas e 01 a 15 de agosto de 2012, para trabalhos de feiras afiliadas.

III.3 O resumo da trabalho deverá ser composto por no mínimo 700 (setecentos) e no máximo 1.500 (mil e quinhentos) caracteres.

III.4 Ao preencher e mandar por e-mail o formulário eletrônico da inscrição, os participantes receberão uma confirmação de recebimento.

III.5 Na fase de inscrição definitiva, só poderá ser inscrito um único trabalho da mesma escola nesta categoria.

III.6 Após ter feito a opção por uma das categorias de prêmios segundo as características do trabalho, os participantes devem digitar, no espaço correspondente à categoria eleita, os dados solicitados e o resumo do trabalho segundo o modelo apresentado no item XIII.

III.7 Para todas as categorias, será exigida a apresentação de um “Diário de Bordo”. O Diário de Bordo é um caderno onde os estudantes registram as etapas de desenvolvimento do projeto, anotando com detalhes precisos (com datas e locais) todos os passos e movimentos do trabalho (perguntas, descobertas, investigações, experimentos, entrevistas, resultados e respectivas análises). Como o próprio nome sugere, este é um Diário que será preenchido ao longo de todo o trabalho, incluindo anotações, rascunhos, roteiros, desenhos, fotos, etc. Recomenda-se o uso de um caderno em capa dura, sem espiral. Este caderno deverá estar exposto e será apresentado à Comissão Avaliadora no momento da apresentação do trabalho por ocasião da Feira.

III.8 Todos os trabalhos inscritos participarão de uma seleção que ficará a cargo de um Comitê de Seleção.  Inclusive os trabalhos das feiras afiliadas.  Será divulgada uma lista, no site  www.espacociencia.pe.gov.br, com todos os trabalhos aprovados pela  comissão.

III.9 Um projeto requer aprovação prévia para a seleção somente se envolver pesquisas com um ou mais tópicos a seguir:
  • pesquisa com seres humanos, Inclui todo projeto em que os seres humanos serão submetidos a atividades físicas, estudos de opinião, observação de comportamento e estudos em que o pesquisador é o objeto de pesquisa.
  • animais vertebrados, A legislação internacional define como animais vertebrados: qualquer ser vivo, não-humano vertebrado, embrião mamífero ou feto, ovos de pássaros a 3 dias (72 horas) de chocarem, e todos os outros vertebrados em fase de nascimento. Envolver qualquer ser vivo que se encaixa nesta descrição significa que o trabalho envolve animais vertebrados.
  • recombinação de DNA, É obrigatória para qualquer estudo de recombinação, independente da fonte, e inclui:
a) Moléculas que foram construídas fora de células vivas com a união de segmentos de DNA natural ou sintético com moléculas de DNA que podem replicar uma celular viva;
b) Moléculas que resultem de processo de replicação descrito acima.

  • substâncias patogênicas, São definidas como agentes causadores ou potencialmente causadores de doenças, como bactérias, vírus, viroses, fungos ou parasitas. Organismos coletados ou cultivados de qualquer ambiente pelo estudante durante o projeto deve ser considerado potencialmente patogênico. Resíduos animais ou humanos e seus produtos são considerados como portadores de agentes potencialmente patogênicos.
Culturas adquiridas por compra devem ser identificados como não patogênicos pelo fornecedor.

  • substâncias controladas,Incluem drogas controladas, álcool etílico consumível, tabaco.
  • tecido animal ou humano ou seus fluidos, Incluem: 
  • sangue humano, produtos do sangue e outro fluidos. Caso o sangue testado não seja do próprio estudante, o sangue deve conter documentação que está livre de HIV e de Hepatite tipo B e C.
  • dentes ou presas (humano ou animal) devem ser esterilizados.
  • estão isentadas deste tópico: tecido vegetal, cultura de células ou tecidos, carne obtida em lojas, restaurantes ou açougues e cabelo.
  • substâncias ou equipamentos perigosos,Inclui produtos químicos perigosos, equipamentos perigosos, armas de fogo, substâncias radioativas.

Caso o projeto envolva trabalho com algum destes  tópicos,  o orientador deverá entrar em contato com a coordenação do evento para possível liberação.

III.10 A solicitação de formulários especiais poderá ser feita através do e-mail, no site: www.espacociencia.pe.gov.br, ou através de contato com o Espaço Ciência.

III.11 O formato acima descrito será critério de pré-seleção dos trabalhos e apenas terão acesso à carta de aceitação do trabalho, aqueles que atenderem a todos os requisitos acima descritos.

III.12 O número de escolas participantes será limitado em 250 (duzentos e cinquenta). Caso as inscrições ultrapassem este número, será feita uma pré-seleção.

III.13 A pré-seleção ficará a cargo de um Comitê de Seleção, que considerará os seguintes aspectos:

1) cumprimento das normas de inscrição;
2) adequação do trabalho aos objetivos do prêmio;
3) apresentação de todo o material e informações solicitadas;
4) criatividade e inovação;
5) conhecimento científico do problema;
6) maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto;
7) profundidade da pesquisa e
8) clareza de apresentação na documentação do projeto.